Estrutura do Núcleo.
A estrutura nuclear varia conforme a célula esteja ou não em divisão.Assim consideraremos uma célula em interfase,isto é,uma célula que não esta se dividindo. a interfase compreende o espaço de tempo existente entre duas divisões celulares sucessivas.Nesse período o núcleo e denominado interfásico.
O núcleo interfásico apresenta os seguintes componentes:Carioteca,Cariolinfa,cromatina e núcleolo.
Carioteca.
Essa estrutura envolve o conteúdo nuclear e é formada por duas membranas lipoproteicas.
A Carioteca é dotada de numerosos poros, que permitem a comunicação entre o material nuclear e o citoplasma. Através desses poros ocorre o intercâmbio de substancias diversas entre o núcleo e o citoplasma,inclusive macromoléculas.De maneira geral, quanto maior for a atividade celular,maior e o numero de poros da carioteca.
Cariolinfa.
Conhecida também como suco nuclear, é a massa incolor constituída principalmente de água e proteínas que preenche o núcleo celular.
Cromatina.
Representa o material genético contido no núcleo.Quimicamente as proteínas conjugadas(Nucleoproteínas), resultantes da associação entre proteínas simples e moléculas de DNA.
A cromatina aparece no núcleo interfásico,com aspecto emaranhados de filamentos longos e fino,denominados cromonemas.
Durante a divisão celular,os cromonemas ficam mais condensados,tornando-se mais curtos e mais grossos.Podem então ser individualmente e passam a ser chamados de cromossomos.
Nucléolo.
trata-se de um corpúsculo esponjoso e desprovido de membranas, que se encontra em contado direto com o suco nuclear.
O nucléolo e constituído basicamente de RNA associado a proteínas.Na síntese proteica o nucléolo pode atuar como fonte de grânulos de ribonucleoproteínas,que migram para o citoplasma, originando a sede da síntese de proteínas em uma celula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário