quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Plastos e Mitocôndria


Plastos.


Plastos são orgânulos citoplasmáticos encontrados nas células de plantas e de algas. Sua forma e tamanho variam conforme o tipo de organismo. Em algumas algas, cada célula possui um ou poucos plastos, de grande tamanho e formas características.



Cloroplastos.


Os cloroplastos,  organela formada por duas membranas e por estruturas discóidais internas. É a sede da fotossíntese, pois contém moléculas de clorofila que capturam a energia solar (luz-fótons) e produzem moléculas como glicose que poderá ser utilizada pelas mitocôndrias para a geração de energia na forma de ATP. Apresentam seu próprio DNA, RNA e ribossomos, a exemplo do que acontece com as mitocôndrias. São encontrados com mais freqüência nas regiões do vegetal que mais expostas à luz – folhas e caules jovens.


Leucoplastos.


Sem pigmentos, geralmente portadores de reservas alimentares, os leucoplastos são muitas vezes encontrados nas re­giões não iluminadas das plantas, em parênquimas de reserva. Um tipo de leucoplasto armazena amido: são os amiloplastos, também chamados de “grãos de amido”. Os grãos de amido têm forma variável, que caracteriza a planta de onde provêm. Por este motivo, servem para o estudo da adulteração das farinhas.




Mitocôndria


As mitocôndrias são organelas complexas presentes nas células eucarióticas e tem como função produzir a maior parte da energia das células, através do processo chamado de respiração celular, Possuem duas membranas lipoproteicas: uma externa e uma interna com inúmeras dobras, além de moléculas de DNA, enzimas e ribossomos e têm capacidade de autoduplicação.O tamanho, a forma, a quantidade e a distribuição dessas organelas varia de uma célula para outra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário