quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Centríolo


 Os Centríolos.



Os centríolos são organelas citoplasmáticas presentes em células eucarióticas, com exceção das células dos fungos e plantas com sementes (gimnospermas e angiospermas). Auxiliam na separação do material genético na divisão celular e podem formar cílios e flagelos.
São estruturas ocas, constituídas por nove conjuntos de três microtúbulos unidos por proteínas adesivas, estando localizados em uma região da célula denominada centrossomo ou centro celular.
Os centrossomos são de fundamental importância para o processo de divisão celular, sendo responsáveis pela formação do fuso acromático, que corresponde a um conjunto de microtúbulos dispostos nos polos das células que conduzem a separação dos cromossomos homólogos durante a mitose e a meiose.



Os centríolos também atuam na formação de cílios e flagelos, estruturas envolvidas com a locomoção e revestimento células especializadas. Para tanto, migram do centrossomo para a periferia da célula e crescem por alongamento de seus microtúbulos. Durante este crescimento, a membrana plasmática os acompanham, envolvendo-os como se fosse uma luva. Embora a constituição dos cílios e flagelos seja idêntica, eles se diferem no tamanho e no tipo de movimentação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário