BIOTECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE- ENGENHARIA GENÉTICA
Quando falamos sobre biotecnologia e engenharia genética, é preciso entender o conceito das duas.
- A Biotecnologia:
Consiste em um conjunto de técnicas que permitem a seleção, a manipulação e a modificação de organismos ou de parte destes. A seleção e utilização de organismos com características interessantes para nós ou para grandes produções ocorrem desde antigamente, como por exemplo, a utilização de fungos para produção de pães ou a seleção artificial para a escolha de frutas saborosas.
-Com o avanço da biotecnologia, surgiram importantes técnicas de engenharia genética que possibilitaram a modificação de materiais genéticos.
- Engenharia genética:
consiste na manipulação direta dos genes de um organismo, geralmente através de técnicas artificiais. Essas técnicas têm como objetivo melhorar ou criar produtos e organismos, procurando sempre um melhoramento genético.
-Enzimas: A descoberta de algumas enzimas foi essencial para que os trabalhos em engenharia genética pudessem acontecer.
-Enzimas de Restrição- São enzimas responsáveis por cortar o DNA em determinados pontos. A enzima é capaz de reconhecer uma sequência específica de nucleotídeos e faz o corte da molécula naquele ponto específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário