segunda-feira, 15 de maio de 2017
domingo, 14 de maio de 2017
PROTEÍNAS
As Proteínas.
As proteínas são macromoléculas presentes nas células de praticamente todo o corpo humano. Elas são responsáveis por inúmeras funções, como o crescimento de unhas e cabelos, a reposição da pele e a construção de músculos.
As proteínas são compostas por uma sequência de aminoácidos, sendo que alguns podem ser sintetizados pelo organismo e outros precisam ser fornecidos via alimentação.
Os Aminoácidos
Os aminoácidos são substâncias orgânicas que contêm sempre um grupo amina e um radical ácido.
Formula Geral:
São conhecidos cerca de vinte aminoácidos que rotineiramente participam da estrutura das proteínas.
Ligação entre os aminoácidos:
A ligação entre os aminoácidos se estabelece entre dois aminoácidos é chamada de ligação peptídica,Consiste na união entre o carbono (C) do grupo ácido de um aminoácido.Como mostra o esquema abaixo,quando a ligação peptídica ocorre há sempre a produção de uma molécula de água.
As proteínas podem, assim ser definidas como polipeptìdios de cadeia longa,resultantes da união de cerca de oitenta até centenas de aminoácidos .
Papel Biológico das Proteínas:
➤ Função estrutural- participam da estrutura da célula e dos tecidos.
Exemplos:
- Colágeno
- Miosina e actina
- queratina
➤ Função hormonal- Muitos hormônios de nosso organismo são de natureza protéica.
Exemplo:
- Hormônio produzido no pâncreas e que se relaciona com a manutenção da taxa de glicose no sangue.
➤Função nutritiva- As proteínas fornecem aminoácidos, que podem ser usados como fonte de energia na respiração celular.
➤Função enzimática-Sendo moléculas reguladoras de reações biológicas,as enzimas são fundamentais para a vida.
Dentre as proteínas com função enzimática podemos citar,como exemplo:
- Lipases-enzimas que digerem lipídios.
➤Função de defesa- Existem células no organismo capazes de "reconhecer" a presença de proteínas não-especificadas,isto é,"estranhas" são chamadas de antígenos.Na presença dos antígenos, o organismo produz proteínas de defesa,denominadas anticorpos.O anticorpo combina-se como o antígeno, neutralizando seu efeito.Os anticorpos são produzidos por certas células do corpo (como os linfócitos,um dos tipos de glóbulos brancos do sangue).
Enzimas, os Agentes Reguladores da vida.
Uma característica básica da célula viva é sua habilidade para promover reações químicas complexas em velocidades relativamente altas e em temperaturas relativamente baixas.
Os agentes que permitem a essas reações se desenvolverem de forma rápida são as enzimas,classe especial de proteínas.Uma enzima é uma proteína que catalisa ou acelera uma reação biológica.Pode portanto,ser definida como biocatalisador cuja natureza proteíca determina a existência de certas propriedades,tais como:especificidade de substratos,dependência do pH.
Vídeo falando mais sobre enzimas: https://youtu.be/aBRmAhXCAAw
LIPÍDIOS
Os Lipídios
Lipídios são moléculas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos,como benzina, o éter e o álcool. Desempenham diversos papéis biológicos,conforme o tipo considerado.Os principais grupos de lipídios são os glicerídeos,os cerídeos e os esteróides.
Glicerídeos:
As substâncias formadas pela reação entre um ácido orgânico e um álcool são denominadas de ésteres. Assim os glicerídeos são ésteres, pois formam-se da reação entre um ácido graxo e o glicerol (um tipo de álcool)Organização da estrutura molecular do glicerol:
Em temperaturas ambientes ao redor de 20°C,os glicerídeos mostram-se sólidos ou líquidos,sendo conhecidos,respectivamente,como gorduras e óleos. Nas aves e nos mamíferos,as gorduras acumulam-se no tecido adiposo,sob a pele,formando um material de isolamento térmico.Essa camada gordurosa é especialmente desenvolvida em animais de clima frio.Além da função termoisolante, os glicerídeos têm um importante papel de reserva energética, tanto como nos animais como nos vegetais.
Cerídeos:
São ésteres formados por ácido graxo e álcool de cadeia mais longa que o glicerol.compreendem as ceras que ocorrem na superfície de folhas e de frutos ,impermeabilizando-os de maneira a evitar a desidratação excessiva; são encontrados também na secreção de certos insetos(a cera das abelhas,) por exemplo
Esteróides:
Constituem um grupo de substâncias lipídicas formadas a partir de álcoois policíclicos denominados esteróis.Entre os vários tipos de esteróis,destaca-se o colesterol.No corpo humano,grande parte do colesterol esterifica-se com ácidos graxos de cadeia longa.O colesterol participa da composição química da membrana das células animais,além de atuar como percursor de hormônios,como a testosterona(hormônio sexual masculino) e a progesterona (hormônio sexual feminino).
CARBOIDRATOS
Os Carboidratos
Carboidrato é um macronutriente formado fundamentalmente por moléculas de carbono, hidrogênio e oxigênio. Este macronutriente quando ingerido e absorvido é responsável por liberar glicose, fornecer energia para as células por ser a primeira fonte de energia celular e fazer a manutenção metabólica glicêmica para que o corpo continue funcionando bem.
Os carboidratos podem ser divididos em três grandes grupos: monossacarídeos,oligossacarídeos,polissacarídeos.
Macronutriente- São nutrientes necessários ao organismo diariamente e em grandes quantidades. Constituem a maior parte na dieta. Fornecem energia e componentes fundamentais para o crescimento e manutenção do corpo.
Monossacarídeos:
Os monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgânicos ,portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 7 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.
Oligossacarídeos:
Os oligossacarídeos são carboidratos formados pela junção de dois a dez monossacarídeos,que se separam por hidrólise.Os mais importantes oligossacarídeos para os seres vivos são os dissacarídeos,formados por dois monossacarídeos.
Polissacarídeos:
Os polissacarídeos são macromoléculas formadas pela junção de muitos monossacarídeos.
OS SAIS MINERAIS
Sais Minerais.
Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos.
Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc.
Ao contrário do que muitos acreditam, a água que bebemos não é absolutamente pura. Ela contém pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos.
Principais funções dos sais minerais:
➤ Atuam como componentes importantes na formação e manutenção dos ossos do corpo humano (cálcio);
➤ Através de sua ação que as reações enzimáticas são reguladas;
➤ Participam da composição de algumas moléculas orgânicas e do equilíbrio osmótico;
Como o corpo não é capaz de produzir minerais, eles devem ser ingeridos através de uma alimentação que forneça quantidades adequadas destas substâncias. Caso haja excesso, este será eliminado através das fezes e da urina.
Dieta saudável e equilibrada :excelente fonte de sais minerais. |
➤ Fosfato de cálcio: Deixa os ossos fortes.
➤ Sais de ferro: Participam da constituição da hemoglobina, pigmento respiratório das hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue.
Uma alimentação deficiente em sais de ferro causa a anemia ferro priva.
➤ Iodo: adicionado ao sal de cozinha (NaCl) participa da constituição dos hormônios da glândula tireóidea, situado junto aos primeiros anéis da traqueia (na garganta)
A falta de iodo causa o bócio ou papeira
quarta-feira, 10 de maio de 2017
A ÁGUA NOS SERES VIVOS
Principais funções da água nos seres vivos:
➤Solvente de líquidos corpóreos;
➤Meio de trasporte de íons e de moléculas;
➤Regulação térmica;
➤Ação lubrificante;
➤Atuação nas reações de hidrólise;
➤"Matéria-Prima"para realização da fotossíntese;
A água é de suma importância para os seres vivos mais diversos desde os microscópicos até as plantas.
Dentro dos seres vivos, a água é indispensável. Geralmente, a taxa de água é tanto maior quanto maior a atividade metabólica de um determinado tecido ou órgão .De fato,as células nervosas do cérebro de um ser humano adulto pode conter cerca de 78% de água, enquanto as células ósseas, de menor atividade metabólica, contem cerca de 40% de água.
A taxa de água varia também em função da idade do organismo.Nos indivíduos jovens, o teor de água e geralmente maior que nos indivíduos adultos de sua espécie.
Exemplo:
Um feto contém cerca de 94% de água, enquanto um recém nascido apresenta cerca de 70% e um ser humano adulto,aproximadamente 65%
(imagem ilustrativa,pois não há como saber o porcentual exato de água que há no corpo do ser humano.) |
quinta-feira, 4 de maio de 2017
VIDA E ENERGIA-O QUE E METABOLISMO.
Vida e Energia.
Os seres estão sujeitos a um constante processo de desgaste natural. Assim, para que um ser vivo possa executar adequadamente as suas diversas funções vitais, é preciso compensar o desgaste natural do organismo através de um contínuo suprimento de substâncias diversas contidas nos alimentos.
Uma das funções básicas dos alimentos é fornecer "matéria prima" para a construção, o crescimento e a manutenção dos seres vivos.É por meio das substâncias contidas nos alimentos que novas células são produzidas, permitindo o crescimento e repondo aquelas que morrem.
Além da obtenção de ”matéria-prima’‘, os seres vivos extraem dos alimentos a energia química acumulada em suas moléculas orgânicas, essa energia é então empregada no desempenho das diversas atividades biológico que constituem o trabalho celular . Por isso se diz que os alimentam atuam como ”combustíveis”, pois fornecem às célula a energia necessária para que ocorram as diversas funções vitais.
Como os alimentos podem ser obtidos?
Os seres vivos,para obter seus alimentos podem ser classificados em dois grandes grupos:
- Autótrofos.
- Heterótrofos.
Autótrofos:
Também chamados de produtores, são os organismos capazes de sintetizar alimento a partir de energia de substâncias inorgânicas simples. Os mais comuns se utilizam de energia luminosa e são chamados de fotossintetizantes é o caso dos seres dotados de clorofila(pigmento verde capaz de absorver energia luminosa).
Na fotossíntese, a partir de gás carbônico, água e energia luminosa, ocorre a produção de gás oxigênio e de sustância orgânicas, representadas por moléculas de glicose.
➤ Equação simplificada da fotossíntese:
Seres Autótrofos:
(Algas) |
(bactérias) |
(Plantas) |
Heterótrofos:
Também chamados de consumidores:
➤ Consumidor primário.
➤ Consumidor secundário.
➤ Consumidor terciário,quartenário, etc...
São os organismos incapazes de sintetizar o própria sobrevivência.Vivem,portanto, da energia acumulada nos compostos orgânicos obtidos diretamente dos seres autótrofos ou de outros consumidores.
O Que e Metabolismo?
É o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos, que permite à célula transformar e utilizar as substancias adquiridas e sintetizadas.
➤ ATP = Trifosfato de adenosina, é um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas
segunda-feira, 1 de maio de 2017
BIODIVERSIDADE
O Que é Biodiversidade?
O termo biodiversidade ou diversidade biológica descreve a riqueza e a variedade do mundo natural.
O termo Biodiversidade faz referência à grande diversidade de seres vivos presentes em um lugar, região ou país, ou seja, em nosso planeta.
A biodiversidade pode ser classificada em três níveis:
1.População:
Neste nível estão os indivíduos da mesma espécie vivendo em conjunto.
EX: Capivaras.
2. Comunidade:
Estão os indivíduos de espécies variadas vivendo em um mesmo ecossistema.
EX: Seres de uma floresta.
3. Ecossistema:
União de fatores bióticos e abióticos que interagem em um mesmo local.
EX: Manguezal .
➤Fator Biótico - São todos os elementos causados pelos organismos em um ecossistema que condicionam as populações que o formam.
➤Fator Abiótico:todas as influências que os seres vivos possam receber em um ecossistema, derivadas de aspectos físicos, químicos ou físico-químicos do meio ambiente
Níveis de Organização:
Assinar:
Postagens (Atom)