quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Membrana Plasmática


Membrana Plasmática.


membrana plasmática se trata de uma estrutura presente em todas as células, tanto eucariontes quanto procariontes, e é ela que separa o interior das células do meio externo. Não é à toa que esse envoltório está presente em todos os tipos celulares conhecidos. Ele possui uma característica de extrema importância para a manutenção da vida: a permeabilidade seletiva. Isso, basicamente, quer dizer que tudo o que entra e sai das células depende diretamente da membrana plasmática.


Endocitose.

A endocitose é um processo em que a membrana plasmática sofre invaginação com a finalidade de trazer para a célula macromoléculas importantes para seu funcionamento.

Fagocitose: Nesse processo de endocitose, que acontece apenas em células móveis, ocorre a emissão de pseudópodes (prolongamentos do citoplasma), que capturam partículas maiores, como micro-organismos. Na fagocitose, forma-se uma vesícula chamada de fagossomo.





 Pinocitose: a célula apresenta a capacidade de ingerir fluídos e algumas moléculas neles presentes. A pinocitose pode ou não ser seletiva, ou seja, pode capturar fluidos específicos ou capturar qualquer produto do meio exterior. Nesse tipo de endocitose, formam-se vesículas.

Citologia



Biologia celular


A Biologia Celular, anteriormente denominada Citologia, é a área da Biologia relacionada ao estudo das células, tanto eucariontes quanto procariontes; tanto de organismos unicelulares quanto de multicelulares.
Seu início só se deu a partir da criação dos microscópios – invenção esta que teve como precursores os holandeses Francis e Zacarias Janssen, em 1590. 


Estrutura da celula.


As celulas podem ser entendidas como as unidades morfologicas dos seres vivos uma vez que estes são formados pelo menos uma dessas unidades biologicas. 
Cada celula viva de m organismo pluricelular desempenha uma atividade "comunitaria".
Uma celula viva e capaz de :
  • Absorver do meio em que vive substâncias que necessita:
  • Extrair alimentos da energia que garante seu funcionamento normal:
  • Eliminar residuos e reproduzir-se,entre outras manifestações de vida.


Evolução do estudo da célula.

Em 1665, o pesquisador Robert hooke,usado um microscópio bastante rudimentar,iluminado a vela observou que a cortiça era formada por numerosos compartimentos vazios, que denominou células.Assim o que hooke observou na realidade, foi apenas o "esqueleto" de celulas mortas.
Em 1833 o botânico Robert Brown verificou que as celulas eram portadoras de um corpusculo geralmente arredondado que denominou nucleo.Hoje sabemos que essa estrutura abriga o material genetico celular.
Em 1939, os biologos Matthias Shleiden e Theodor Schwam verificaram a presença de celulas em todas os tecidos vegetais e animais que analisaram.




Os Ciclos Biogeoquímicos



 Os Ciclos Biogeoquímicos

O trajeto das substâncias do ambiente abiótico para o mundo dos seres vivos e o seu retorno ao mundo abiótico completam o que chamamos de ciclo biogeoquímico



Ciclo do Nitrogênio.


O nitrogênio se mostra como um dos elementos de caráter fundamental na composição dos sistemas vivos. 
Os consumidores conseguem o nitrogênio de forma direta ou indireta através dos produtores. Eles aproveitam o nitrogênio que se encontra na forma de aminoácidos. Produtores introduzem nitrogênio na cadeia alimentar, através do aproveitamento de formas inorgânicas encontradas no meio, principalmente nitratos e amônia . O ciclo do nitrogênio pode ser dividido em algumas etapas: 

 • Fixação: Consiste na transformação do nitrogênio gasoso em substâncias aproveitáveis pelos seres vivos (amônia e nitrato). Os organismos responsáveis pela fixação são bactérias, retiram o nitrogênio do ar fazendo com que este reaja com o hidrogênio para formar amônia.  
• Amonificação: Parte da amônia presente no solo, é originada pelo processo de fixação. A outra é proveniente do processo de decomposição das proteínas e outros resíduos nitrogenados, contidos na matéria orgânica morta e nas excretas.
• Nitrificação: É o nome dado ao processo de conversão da amônia em nitratos.
• Desnitrificação: As bactérias desnitrificantes, são capazes de converter os nitratos em nitrogênios molecular, que volta a atmosfera fechando o ciclo. 




Ciclo da Água

A água apresenta dois ciclos: 

Ciclo curto ou pequeno: é aquele que ocorre pela lenta evaporação da água dos mares, rios, lagos e lagos, formando nuvens. Estas se condensam, voltando a superfície na forma de chuva ou neve; 
Ciclo longo: É aquele em que a água passa pelo corpo dos seres vivos antes de voltar ao ambiente. A água é retirada do solo através das raízes das plantas sendo utilizada para a fotossíntese ou passada para outros animais através da cadeia alimentar. A água volta a atmosfera através da respiração, transpiração, fezes e urina. 





Ciclo do Oxigênio

O oxigênio é o elemento mais abundante no planeta, estando disponível na atmosfera, na água e na crosta terrestre.
É indispensável à vida pois praticamente todos os seres vivos o utilizam na respiração, excetuando os seres anaeróbios, como algumas bactérias. Participa também da fotossíntese atuando juntamente com o carbono. O oxigênio também compõe a camada de ozônio, defendendo a superfície terrestre dos raios ultravioletas (UVA e UVB).
As plantas terrestres usam o gás carbônico do ar como combustível para a fotossíntese e liberam oxigênio para a atmosfera. As plantas aquáticas usam carbonatos dissolvidos na água e liberam o oxigênio.



Ciclo do Carbono 


Ciclo do carbono tem início quando as plantas e outros organismos autótrofos absorvem o gás carbônico da atmosfera para utiliza-lo na fotossíntese e o carbono é devolvido ao meio na mesma velocidade em que é sintetizado pelos produtores, pois a devolução de carbono ocorre continuamente por meio da respiração durante a vida dos seres.
No ciclo biológico do Carbono, podemos ter a total renovação do carbono atmosférico em até vinte anos. Este processo ocorre na medida em que as plantas absorvem a energia solar e CO2 da atmosfera, gerando oxigênio e açúcares, como a glicose, por meio do processo conhecido como fotossíntese.





Ácidos Nucleicos


O que são?

Ácidos Nucleicos são os constituintes das moléculas de DNA e RNA, que estão presentes nos genesHá 2 tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico ou DNA,e o ácido ribonucleico ou RNA. Ambos são macromoléculas compostas por cadeias de centenas ou milhares de nucleotídios ligados. Cada nucleotídio é composto de um monossacarídio pentose, de uma base nitrogenada e de 1 a 3 grupos fosfato.


Bases Nitrogenadas

As bases nitrogenadas, podem ser classificadas como púricas e pirimidicas. No DNA, a pentose é sempre dessoxirribose e as bases são:adenina,guanina,citosina e timina.
No RNA, a pentose é sempre a ribose e as bases são: adenina,guanina,citosina e uracila.


Portanto,no DNA não existe uracila e no DNA não existe Timina.

DNA


RNA